quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OS ENGANOS NA CONQUISTA DO VOTO

Quem acompanha o noticiário e não analisa os acontecimentos, corre o risco de estar sendo manipulado pelos interesses da mídia. A razão é simples. Os jornais, as revistas, as emissoras de rádio e televisão dependem de anúncios para manter seu faturamento. Os governos anunciam e pagam matérias que estimulem o povo a acreditar nas suas ações. Assim, mesmo que um governo esteja tomando decisões que prejudiquem o povo, ele pode manipular a imprensa para publicar apenas o que lhe interessa.

Outro aspecto que pode iludir a opinião pública, é a informação dúbia. Um exemplo é a notícia de que o governo superou, cumprindo em nove meses, a meta fiscal do ano de 2005. Ora, alcançou a meta fiscal mas não cumpriu a dotação orçamentária! Afinal, para efeito do aumento da qualidade de vida da população, de que adiantou cumprir a meta fiscal em nove meses, se deixou de fazer os investimentos em saúde, educação, segurança pública e habitação? Daqui para o final do ano não há tempo hábil para fazer os investimentos que o país tanto necessita nessas áreas.

Há meses atrás se leu nos jornais do país que o Brasil reduziu a dívida externa. Entretanto, o que não se publicou com a mesma ênfase, é o fato de que o Brasil emitiu títulos da dívida pública, aumentando ainda mais, a dívida interna, bem mais alta que a dívida externa.

O Brasil é um dos poucos países do mundo em que o aumento da arrecadação fiscal é comemorado, mesmo quando isso representa redução da qualidade de vida do contribuinte. O pior é que esse fato, geralmente, toma vulto na mídia como grande feito para o país.

A verdade é que o eleitor necessita ter consciência de que as coisas não vão bem, e que como contribuinte deve acompanhar as contas públicas. Já se foi o tempo em que era difícil o acesso do povo à contabilidade pública, o que já não é fato, pois, os Tribunais de Contas disponibilizam as contas. Seu lançamento é trimestral nos sites, pela Internet.

Se você quiser visitar, por exemplo, as contas orçamentárias do governo federal é simples, basta visitar os sites:

www.tcu.gov.br
www.planejamento.gov.br 
www.stn.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/download/Eventos.pdf

As contas orçamentárias estaduais podem ser verificadas através de links dos Tribunais de Contas de cada uma das unidades federativas (AC, AM, CE, DF, PA, PE, RJ, SP, etc...). Assim, também, as contas municipais, através do Tribunal de Contas dos municípios (mesmo não existindo Tribunais em todos os 5.562 municípios do país, todos têm suas contas e podem ser acompanhadas pela Internet).

Você é, além de eleitor, um contribuinte que paga muito caro, em média 44% de sua receita, em impostos diretos e indiretos. Portanto, fique de olho aberto, acompanhe e analise os acontecimentos de forma madura. Para não dar seu voto para qualquer um.

Nenhum comentário: