ORÇAMENTO DA UNIÃO

O caos estrutural que vive o Brasil tem origem no uso inadequado do orçamento da União no decorrer dos últimos anos. As contas postadas no site do Senado Federal demonstram que não houve falta de recursos públicos durante os oito anos de governo Lula,  pelo contrário,  sobrou mais de três trilhões em caixa que não foram aplicados em saúde, educação,  segurança pública ou justiça e muito menos em infraestrutura de atendimento ao público. O que demonstra que a soma da sobra de cada conta de governo durante as duas gestões gerou mais de três trilhões de Reais, mais precisamente R$ 3.750.788.788.222,81.

Ao invés de falta de recurso como dizem os representantes de governo, o que houve na realidade foi ausência de coerência na execução orçamentária no que tange aos investimentos em infraestrutura. Os riscos não foram medidos e sequer analisados. Isso fica patente quando se foca o olhar para o caos na saúde, na segurança pública, na educação e na geração de empregos. A distribuição programada e planejada desses recursos se investindo em infraestrutura e aperfeiçoamento iria produzir grande desenvolvimento na qualidade de vida da população brasileira.

Se por um lado houve ausência de planejamento e investimentos em infraestrutura na saúde, segurança ou na educação, por outro lado o Ministério da Defesa do Brasil, pela primeira vez na história, demonstrou um extraordinário talento e capacidade de desenvolver parceria através da ação conjunta que realizou com o governo do Estado do Rio de Janeiro, articulando com equilíbrio, trabalho de inteligência, o que rapidamente sufocou a mais antiga das organizações criminosas do país. Conteve uma avalanche de crimes que aterrorizou a população carioca durante o mês de novembro de 2010.

Com o sucesso das ações realizadas nas favelas do Cruzeiro e do Alemão ficou claro que com boa vontade e gestão é necessário ampliar os sistemas de parcerias em benefício da população. Isso demonstra que sempre foi possível formar uma frente contra o terrorismo. O Brasil tem sofrido com atos terroristas de organizações criminosas há anos, o que não houve durante anos e permitiu que cada vez mais os criminosos ficassem à vontade para executar seus atos de terrorismo.

Ainda há à ausência de uma lei antiterrorismo, que amplie a punição aos autores desses crimes, fazendo com que esses percam seus direitos civis. Na verdade, todo aquele que cometer um ato terrorista deveria perder todos os direitos civis sendo punido com trabalhos forçados obrigatórios e passando a gozar de isolamento total da sociedade.

Se por um lado temos a ausência de leis severas que punam os autores de ações terroristas, por outro lado o país dispõe de uma enorme lacuna na lei que responsabiliza os gestores dos recursos públicos. É, portanto, imprescindível que os legisladores repensem uma legislação mais rigorosa para que não mais permita os atos irresponsáveis dos gestores que deixam de investir os recursos públicos disponíveis (autorizados pelo legislativo) na infraestrutura de atendimento ao público e acesso à saúde pública, a segurança pública e a educação pública no Brasil.

O rigor da lei nunca atinge aos gestores das pastas que deixam de investir da forma necessária os recursos disponíveis. A população é que sempre é alcançada pelo prejuízo quando necessita desses serviços públicos. Uma vez autorizado o recurso pelo legislativo o valor existe numa rubrica de receita. Por isso, o desuso ou desvio de função desse recurso deve se constituir crime contra o patrimônio público, porque impede o aprimoramento da qualidade do serviço em detrimento da população.


Referência: PORTAL DO Orçamento - SENADO FEDERAL

2010 - Execução do Orçamento da União - Senado

2009 - Execução do Orçamento da União - Senado

2008 - Execução do Orçamento da União - Senado

2007 - Execução do Orçamento da União - Senado

2006 - Execução do Orçamento da União - Senado

2005 - Execução do Orçamento da União - Senado

2004 - Execução do Orçamento da União - Senado

2003 - Execução do Orçamento da União - Senado

2002 - Execução do Orçamento da União - Senado

2001 - Execução do Orçamento da União - Senado

Prestação de Contas do Presidente da República no Período de 1997 a 2009:

Ano 2009
Ano 2008
Ano 2007
Ano 2006
Ano 2005
Ano 2004
Ano 2003
Ano 2002
Ano 2001
Ano 2000
Ano 1999
Ano 1998
Ano 1997

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